Gestão de segurança da informação para iniciantes

Princípios para uma carreira na gestão de segurança da informação.

Gestão de segurança da informação para iniciantes
Gestão de segurança da informação para iniciantes

Gestão de segurança da informação para iniciantes udemy course

Princípios para uma carreira na gestão de segurança da informação.

Gestão de segurança da informação é uma área da Tecnologia da Informação que possui como finalidade criar processos e sistemas para monitorar e proteger as informações.

Neste curso o professor Paulo Sergio Gurgel irá abordar de forma ampla os fundamentos da segurança da informação e do mundo digital.

A segurança da informação está diretamente relacionada com proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São propriedades básicas da segurança da informação: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade.A cultura hacker é uma subcultura de indivíduos que apreciam o desafio intelectual de superar criativamente as limitações dos sistemas de software para alcançar resultados novos e inteligentes. Um hacker é uma pessoa que gosta de explorar os limites do que é possível, em um espírito de esperteza brincalhõna.

A tecnologia durante a pandemia do Covid-19

Ela possibilitou que relações fossem mantidas mesmo que à distância, contribuiu para o fácil acesso e divulgação de informações importantes, ajudou para que negócios sobrevivessem e outros até mesmo crescessem ainda mais, como foi o caso do e-commerce.

É comum por parte dos fabricantes o alto investimento em poder de processamento e conectividade com baixo nível de segurança na IoT.

Dessa forma, o dispositivo se torna mais suscetível a invasões de hackers.

Isso porque existe a possibilidade de acesso e gerenciamento de microfones, câmeras de segurança e localização desses produtos.

Manter os hackers longe do ambiente IoT é um dos grandes desafios da segurança da informação a ser vencido, devido aos diversos gargalos existentes.

Dentre elas, as mais presentes nesses dispositivos são: a ausência de criptografia, autenticação insuficiente ou fraca, Interface da Web insegura, configurações de segurança com falhas e nuvens inseguras.